LINGUAGENS E CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
PROFESSOR: José Edson dos Santos
DISCIPLINA: Artes SÉRIE: 2º (A B C D E F ) Matutino
A ARTE é um rio cujas águas profundas irrigam a humanidade com um saber outro que não o estritamente intelectual, e que diz respeito à interioridade de cada ser. A vida humana se confunde, em suas origens, com as manifestações artísticas: os primeiros registros que temos de vida da vida inteligente sobre a terra são, justamente, as manifestações artísticas do homem primitivo. É esse imbricamento que acaba por definir a essência do ser humano. ( A Linguagem da Arte. Currículo da Educação Básica das Escolas Públicas do DF, Ensino Médio. Brasília, 2002 )
Conhecer arte significa os alunos apropriarem-se de saberes culturais e estéticos inseridos nas práticas de produção e apreciação artísticas, fundamentais para a formação e o desenvolvimento social do cidadão. A música, as artes visuais, o teatro e a dança podem favorecer a formação da identidade e fecundar no jovem a consciência de uma sociedade multicultural" (Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Médio. MEC/Brasília 1999)
COMPETÊNCIAS:
* Conhecer e compreender os modos de produções artísticas visuais e audiovisuais, analisando, refletindo e compreendendo diferentes materiais, suportes, tecnologias. Procedimentos e elementos que caracterizam as artes como linguagem, analisando e refletindo suas interações e articulações na produção artística. Individual e coletiva.
* Compreender a produção artística como forma de elaborar e expressar idéias ou emoções e experiências vividas e sentidas, no processo de criação de arte individual e coletiva.
HABILIDADES:
* Produzir obras de arte com autonomia, tanto na escolha de técnicas, processos e materiais, quanto nas idéias, emoções e temas.
* Reconhecer o conteúdo expressivo geral e objetivo do PAS (Programa de Avaliação Seriada), bem como o conteúdo objetivo individual e subjetivo da obra de arte, tanto em suas produções como nas de outros.
* Analisar e compreender as produções artísticas dos estilos e épocas propostos nos livros e nas obras de arte, como leitura de imagens e conhecimento teórico do PAS.
PROCEDIMENTOS:
* Produzindo idéias, sentimentos e emoções nas diferentes linguagens artísticas, a partir de temas propostos pela área de Códigos e Linguagens e pelo eixo norteador do projeto político e pedagógico da escola: Identidade, valor e ser social.
* Pesquisando, conhecendo, analisando a história da arte, relacionando-a com as manifestações culturais da produção nacional.
* Organizando exposições e intervalos culturais com o conhecimento prévio da coordenação pedagógica, pela construção e socialização do conhecimento colaborativo.
* Conhecer e compreender os modos de produções artísticas visuais e audiovisuais, analisando, refletindo e compreendendo diferentes materiais, suportes, tecnologias. Procedimentos e elementos que caracterizam as artes como linguagem, analisando e refletindo suas interações e articulações na produção artística. Individual e coletiva.
* Compreender a produção artística como forma de elaborar e expressar idéias ou emoções e experiências vividas e sentidas, no processo de criação de arte individual e coletiva.
HABILIDADES:
* Produzir obras de arte com autonomia, tanto na escolha de técnicas, processos e materiais, quanto nas idéias, emoções e temas.
* Reconhecer o conteúdo expressivo geral e objetivo do PAS (Programa de Avaliação Seriada), bem como o conteúdo objetivo individual e subjetivo da obra de arte, tanto em suas produções como nas de outros.
* Analisar e compreender as produções artísticas dos estilos e épocas propostos nos livros e nas obras de arte, como leitura de imagens e conhecimento teórico do PAS.
PROCEDIMENTOS:
* Produzindo idéias, sentimentos e emoções nas diferentes linguagens artísticas, a partir de temas propostos pela área de Códigos e Linguagens e pelo eixo norteador do projeto político e pedagógico da escola: Identidade, valor e ser social.
* Pesquisando, conhecendo, analisando a história da arte, relacionando-a com as manifestações culturais da produção nacional.
* Organizando exposições e intervalos culturais com o conhecimento prévio da coordenação pedagógica, pela construção e socialização do conhecimento colaborativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário