- Conjunto dos processos que abrange a criação e preparação de trabalhos de arte destinados à reprodução (incluindo o desenho de figuras, ornatos de letras, a diagramação, a montagem e arte final) e a produção gráfica propriamente dita, por meios mecânicos ou artesanais ( incluindo a gravura, a tipografia, o offset e outras técnicas de impressão e de acabamento, encadernação, etc.).
CARTUM
– Narrativa humorística, expressa através da caricatura e normalmente destinada à publicação em jornais e revistas. O cartum é uma anedota gráfica. Seu objetivo é provocar o riso do espectador; e sendo uma das manifestações da caricatura, ele chega ao riso através da crítica mordaz, satírica, irônica e principalmente humorística do comportamento do ser humano, de suas fraquezas, dos seus hábitos e costumes. Muitas vezes, porém, o riso contido num cartum pode ser alcançado apenas com um jogo criativo de ideias, por um achado humorístico ou por uma forma inteligente de trocadilho visual. O cartunista pode recorrer às legendas ou dispensá-las.
CHARGE
– Cartum cujo objetivo é a crítica humorística de um fato ou acontecimento específico, em geral de natureza política. O conhecimento prévio, por parte do leitor , do assunto de uma charge é, quase sempre, um fator essencial para a sua compreensão. Uma boa charge , portanto, deve procurar um assunto momentoso e buscar ir direto aonde estão centrados a atenção e o interesse do público leitor. A mensagem contida em uma charge eminentemente interpretativa e crítica e, pelo seu poder de síntese, pode ter às vezes o peso de um editorial. A charge usa.quase sempre, os elementos da caricatura na sua primeira acepção , o que nunca acontece com o cartum, onde os bonecos são a representação de um tipo de ser humano e não de uma pessoa específica.
Foi um movimento estético surgido na Inglaterra, na segunda metade do século XIX. Defendia o artesanato criativo como alternativa à mecanização e à produção em massa e pregava o fim da distinção entre o artesão e o artista. Fez frente aos avanços da indústria e pretendia imprimir em móveis e objetos o traço do artesão-artista, que mais tarde seria conhecido como designer. Foi influenciado pelas ideias do romântico John Ruskin e liderado pelo socialista e medievalista William Morris.
Durou relativamente pouco tempo, mas influenciou o movimento francês da art nouveau e é considerado por diversos historiadores como uma das raízes do modernismo no design gráfico, desenho industrial e arquitetura.
De acordo com Tomás Maldonado, o Arts & Crafts foi uma importante influência para o surgimento posterior da Bauhaus, que assim como os ingleses do século XIX, também acreditavam que o ensino e a produção do design deveria ser estruturado em pequenas comunidades de artesãos-artistas, sob a orientação de um ou mais mestres. A Bauhaus desejou, assim, uma produção de objetos feito por poucos e adquirido por poucos, nos quais a assinatura do artesão tem um valor simbólico fundamental. De forma ampla, a Bauhaus herda a reação gerada no movimento de Morris contra a produtividade anônima dos objetos da revolução industrial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário