Pintura romântica inglesa. Turner pintava a natureza crua em seus aspectos selvagens. O artista nutria amor por temas dramáticos como incêndios e tempestades. Como na paisagem tempestuosa do Naufrágio onde o homem luta contra os elementos dessa natureza e passa a desempenhar o papel de protagonista, não mais como cenário da composição, mas em estreita relação com os personagens da obra e como seu meio de expressão. É o que acontece com as tempestades de Turner, cuja força expressiva permitiu ao pintor prescindir, intencionalmente, de toda presença humana. Neutraliza os tons escuros profundos adicionando tons brancos e claros para obter mais luminosidade. O pintor inglês trata a água, o céu e a atmosfera, em geral se afasta de todo o realismo natural e se transforma no reflexo anímico da situação. As pinceladas soltas e difusas dão forma a um torvelinho de nuvens e ondas, a uma desesperança interior que se transmite à natureza, uma das características básicas do romantismo.
quarta-feira, 26 de outubro de 2011
O Naufrágio – (1805), Tate Gallery – Londres. William Turner
Pintura romântica inglesa. Turner pintava a natureza crua em seus aspectos selvagens. O artista nutria amor por temas dramáticos como incêndios e tempestades. Como na paisagem tempestuosa do Naufrágio onde o homem luta contra os elementos dessa natureza e passa a desempenhar o papel de protagonista, não mais como cenário da composição, mas em estreita relação com os personagens da obra e como seu meio de expressão. É o que acontece com as tempestades de Turner, cuja força expressiva permitiu ao pintor prescindir, intencionalmente, de toda presença humana. Neutraliza os tons escuros profundos adicionando tons brancos e claros para obter mais luminosidade. O pintor inglês trata a água, o céu e a atmosfera, em geral se afasta de todo o realismo natural e se transforma no reflexo anímico da situação. As pinceladas soltas e difusas dão forma a um torvelinho de nuvens e ondas, a uma desesperança interior que se transmite à natureza, uma das características básicas do romantismo.
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EMPOLGANTE
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